09/03/2017 | Lançamento do Livro lançamento do seu livro "Entre as Sombras e a Luz"

 

No dia 09/03/17, um dos nossos cardiologistas, o Dr Marcus Fadel, fez o lançamento do seu livro "Entre as Sombras e a Luz" aqui no Cermen, utilizando o espaço MAM Cultural. Conversamos com ele para saber um pouco mais sobre seu livro, curiosidades do processo criativo e o resultado do lançamento no Cermen.



1 - De onde surgiu a motivação para escrever este livro?
- Eu nunca havia pensado em escrever um livro. A motivação veio ao completo acaso, durante uma missa de Páscoa. Estavam fazendo a leitura de uma passagem do Novo Testamento,na qual após a crucificação de Jesus, mortos saíram de seus túmulos e caminharam pela cidade. Eu me imaginei por alguns segundos no papel dos habitantes da Jerusalém daquele tempo e senti uma cena muito pujante, amedrontadora mas sobretudo arrebatadora. Naquele instante decidi que escreveria um livro, cujo capítulo inicial abordaria justamente este tema. Cheguei em casa já com diversas ideias e comecei a digitar.

2 - Trata-se então de um livro religioso?
- Era um temor meu que, sendo este o capítulo inicial, o enredo se passando nos primórdios do Cristianismo, e sendo um livro editado pela Paulinas (editora em geral voltada para o segmento de literatura cristã), as pessoas o interpretassem como tal. Mas não é o caso, trata-se de um romance épico, uma ficção histórica bastante fiel aos detalhes e fatos históricos abordados. Naturalmente, por uma questão de realismo (visto que se trata do período de choque entre o Império Romano e a fé nascente), citações bíblicas ou alguns diálogos sobre questões de fé são imprescindíveis. Mas a essência é um romance com muito humor e suspense, sem nenhum viés catequista. Aliás, todas as religiões da época e mesmo o ateísmo são tratados de uma maneira imparcial. Trata-se de uma história de amor em um ambiente histórico extremamente agitado. E pelas críticas iniciais, é exatamente assim que os leitores o estão vendo.

3 - Como encontrou tempo para escrevê-lo, em meio a tantas limitações de tempo que a medicina impõe?
- Eu o escrevi ao longo de muitos anos, calculo que quatorze anos. Ademais eu aproveitava minha "insônia produtiva", bem como finais de semana e feriados, quando me vinham ideias espontaneamente.

3 - Quais são seus livros/autores/personagens favoritos? porque?
- Pergunta dificílima, pois leio de tudo, sou muito eclético quanto a leitura. Sou apaixonado por história, de forma que leio muito livros de conteúdo histórico. Também astronomia, política, ficção científica, biologia... a lista não tem fim. Acabo lendo na "insônia produtiva" (risos) e finais de semana também, pois os dias de semana e outros horários eu reservo para os livros médicos, cuja leitura também invade a "insônia produtiva" muito frequentemente, claro. Acabei de ler a série de 5 livros do Elio Gaspari sobre a ditadura militar, e agora estou lendo "O Mais Longo dos Dias" (sobre o Dia D) e "Sapiens, uma Breve História da Humanidade". Como meu personagem histórico favorito é Napoleão Bonaparte, acho que o livro que mais apreciei foi "Désirée".

4 - Você pretende escrever mais livros?.
-Na verdade, muito antes disso, "Entre as Sombras e a Luz" deve mostrar boa receptividade em meio aos leitores, do contrário seria irracional insistir em uma carreira paralela à minha verdadeira vocação, a medicina.

5 - O lançamento na clínica MAM alcançou suas expectativas?
- Ele as superou em muito. Não só pelo afluxo de público como também pela organização e dedicação da equipe do MAM, que trabalhou com afinco para que tudo se passasse sem nenhum apuro para mim ou para os visitantes. Parabéns a vocês todos.

Alameda Augusto Stellfeld, 1727

Bigorrilho - Curitiba - Paraná | (41) 3083-6060