A cintilografia de perfusão miocárdica ao ser associada ao teste de esteira ergométrica (ou seu equivalente com uso de medicamentos específicos), tem como finalidade avaliar a irrigação sanguínea e a capacidade funcional do coração frente ao estresse físico ou estímulo farmacológico.
Na suspeita ou no seguimento de doenças das artérias coronárias e para avaliação de tratamentos cardiológicos, principalmente para infarto e angina do peito.
Sim, a cintilografia de perfusão miocárdica é um exame seguro, com riscos mínimos, muitos deles não exclusivos da medicina nuclear. Tais como eventos cardíacos (arritmias e insuficiência coronariana) na etapa exercício e/ou probabilidade de reação adversa a medicamentos (incluindo reação alérgica), sendo o rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação mais verificada, não se observando nenhuma reação grave que necessite de hospitalização ou que cause sequela para saúde.
É importante salientar que toda a etapa de estresse cardíaco é monitorada e acompanhada por um médico cardiologista e a clínica está preparada para eventual atendimento e remoção médica de urgência.
Lembre-se: o exame é contra-indicado em mulheres gestantes ou em amamentação.
* O ideal é suspender o uso por 24 horas, mas caso haja dificuldade, suspender por no mínimo 6 horas antes do exame. **informar por telefone, na ocasião do agendamento, qualquer medicamento que esteja fazendo uso, principalmente para o coração, controle de pressão alta, asma e bronquite. Dependendo do medicamento, o mesmo deverá ser suspenso por um dia a até uma semana antes do exame. A não suspensão de medicamentos interferentes poderá ocorrer caso solicitado pelo seu médico (a), ou seja, em casos de extrema necessidade ou na avaliação de resposta terapêutica. OBS.: é fundamental seguir as recomendações acima descritas, caso haja falha de algum item, favor informar, pois isso pode prejudicar a qualidade do exame, sendo que em algumas situações pode ser necessário realizar o exame novamente.
A cintilografia de perfusão miocárdica é realizada em três etapas e tem a duração de 3 a 4 horas.
1ª etapa: tem o objetivo de avaliar a distribuição do sangue no músculo cardíaco em repouso. São realizadas imagens do coração após alguns minutos da administração endovenosa do radiotraçador. Em alguns casos é necessário repetir as imagens para obter a melhor qualidade possível.
2ª etapa: está fase é realizada por Médico (a) Cardiologista e tem o objetivo de aumentar a atividade do coração. Pode ser feito através de teste ergométrico na esteira (esforço físico) ou através de estímulo farmacológico (administração de medicamentos que simulam o esforço do coração). Ao final é administrada outra dose endovenosa no radiotraçador, para avaliar como o sangue foi distribuído durante o esforço.
3ª etapa: tem o objetivo de avaliar como o sangue foi para o músculo cardíaco durante o esforço. São realizadas novas imagens do coração, após a realização do teste ergométrico ou farmacológico. Em alguns casos é necessário repetir as imagens para obter a melhor qualidade possível.
Alameda Augusto Stellfeld, 1727
Bigorrilho - Curitiba - Paraná | (41) 3083-6060